quarta-feira, 26 de outubro de 2016




Viagens e dicas... Brasil a fora: Rio das Ostras, RJ

 

Os paraísos secretos no Estado do Rio de Janeiro, Parte I




      As vezes a gente deixa de ir para aquela cidade menos cotada ou que fica muito cheia nos feriados, ou que parece não ter tantos atrativos, mas isso faz com que deixemos de conhecer certas coisas legais. Esse é o caso de Rio das Ostras, na região dos Lagos, no Rio de Janeiro. Comparada com a estrutura turística de Búzios e de Cabo Frio ou com as praias de Arraial do Cabo, essa cidade parece não ser o melhor destino para um feriado. Mas vou dar dicas que podem fazer vocês mudarem de ideia.
      As praias do centro da cidade são meio feias, pelo menos para mim, que gosto de areias claras, água transparente e detesto praias lotadas. Aí que está: fuja do centro!! Existe um paraíso escondido em Rio das Ostras e ele se chama Itapebussus . A praia fica dentro de uma Reserva Biológica**, de um  lado vegetação preservada, lagoas e de outro um mar maravilhoso. Na maior parte da praia existem ondas, mas na ponta protegida pelas pedras a água é calminha e existe até uma mini prainha onde a canga pode ficar na sombra de árvores. 



      Para chegar até lá basta pegar uma van que venha escrito Itapebussus, a caminhada até a parte que não tem onda é de quase 40 minutos pela areia. É melhor levar guarda-sol, água e comida. MAS POR FAVOR, LEVEM O LIXO EMBORA COM VOCÊS. O lugar só é lindo porque ainda é preservado, eu me irrito muito quando as pessoas deixam seus lixos, principalmente as crianças e os pais não vão limpar. Achei esse vídeo aqui no YouTube sobre a reserva: https://www.youtube.com/watch?v=RLrOf14qI2E

      Se a cidade se chama Rio das Ostras é porque deve ter rios, certo? Certo! E tem um que desemboca na Boca da Barra. Adivinhem o nome do rio? Rio das Ostras :O ohhhhhh Surprise?
{O rio que deu origem ao nome da cidade e tem 15km de extensão, em conjunto com o manguezal que hoje é área de proteção ambiental e abriga um dos principais ecossistemas do municipio e da região, com grande diversidade de fauna e flora}.
 Na primeira vez que fui fiquei receosa sobre a limpeza da água, mas ao verificar a presença do mangue e de animais nativos do mangue, fiquei mais tranquila. O mangue não é resistente a poluição. O local fica perto da chamada ponte velha e dá para ir andando do centro para lá. Vá desvendando as ruas por dentro, elas são de paralelepípedos e arborizadas. A praia ao lado do rio também é chamada de cemitério, é cheia de quiosques e restaurantes. Como tem um mercado de peixe e colônia de pescadores perto eu acredito que os peixes vendidos lá devem ser bem fresquinhos. 

                              

      Se você gosta de andar experimente caminhar de Costa Azul até a Lagoa de Iriry, passando pelo pier (quem sabe assistir o pôr-do-sol de lá)!  A cidade têm muito mais praias e vou deixar o link da prefeitura com todas elas ou esse post ficaria enorme:  http://www.riodasostras.rj.gov.br/circuito-de-praias.html O que eu quis mostrar com esses meus dois achados, era que a cidade tem muito mais a oferecer além do centro e de Costa Azul, locais mais conhecidos e balados.

                                      
Imagens do Pier tiradas do Google Images

      Por falar em badalação, fora de festas, férias e feriados a cidade fica meio vazia (perfeito para ir a praia), mas durante esses períodos de cheia a cidade lota, fica quase tudo engarrafado e você vai andar melhor a pé. No centro tem uma feirinha legal de se conhecer. Costa Azul é o point jovem, aliás a cidade pode ser chamada de cidade universitária, então o que não falta nela são repúblicas bem animadas ^^ .  Se você for beber a noite no centro ou em Costa Azul vai ver sempre um aglomerado em frente  a um bar chamado Trik Trik, que têm nos 2 lugares. Esse bar exibe jogos, lutas e têm drinks maneiros, mas na falta de grana, como toda cidade universitária, têm depósitos onde você pode comprar a bebida mais barata que lá.
*Rio das Ostras assim como Macaé tem um índice de violência sexual alto, se você for mulher evite andar em lugares escuros e sozinha a noite.

Duas festas na cidade realmente tem estrutura: Ano novo e o Festival de Jazz & Blues. No ano novo para se diferenciar da cidade vizinha Cabo Frio, a prefeitura chamava bandas que tocassem rock, músicas dançantes dos anos 80 e isso é bem legal. Ano passado por falta de grana a programação foi bem menor. O Festival de Jazz & Blues é algo único na Região dos Lagos e normalmente acontece no inverno, esse ano de 2016, por conta das olimpíadas, o festival foi adiado para novembro: 


"Apontado pelos críticos como um dos melhores festivais do gênero no mundo, o Rio das Ostras Jazz & Blues Festival chega à sua décima terceira edição. Este ano o Festival será realizado entre os dias 18 a 20 de novembro, com uma seleção dos melhores instrumentistas e intérpretes da atualidade, que se apresentarão em três palcos montados ao ar livre, com shows gratuitos." http://www.riodasostrasjazzeblues.com/joomla/index.php

                                
Fotos de edições passadas do festival, retiradas do Google

Isso não é sensacional ? Nada contra funk, pagode, samba e sertanejo... Mas é muito bom ter programações diferentes e diversidade assim em lugares de praia.  No sábado, dia 19/10/2016, por exemplo, vai ter um tributo a Milton Nascimento, com os instrumentalistas do Clube da Esquina, quero muito ir para conferir!! O resto da programação vocês podem ver aqui: https://www.facebook.com/Rio-das-Ostras-JazzBlues-Festival-181077381929051/


Para comer: A cidade conta com muitos restaurantes e lanchonetes. Dos mais requintados $$$ como o Mundi, o Bartrô bistrô , Sansai e Hanatake (comida japonesa) ... Até os mais em conta $ como as lanchonetes, entre elas eu destaco a Mauas Lanches e a que tem ao lado dela (sempre esqueço o nome) no centro e a Passaporte em Costa azul (dá para comer sanduíches misturados de frango com calabresa e se você come pouco dá para dividir para 2)  além de várias pizzarias. Aliás algumas pizzarias aceitam encomendada pelo facebook e existem lugares que entregam produtos 24 hs, como esse Salva a Noite : https://www.facebook.com/SalvaNoiteDelivery/ e esse que entrega bebidas: https://www.facebook.com/riodasostrasdelivery24hs/about/?ref=page_internal  !!

Tem uma Padaria depois de Costa Azul (na Av. Cidade de Campos) que serve café da manhã, lanches da tarde e têm coisas muito gostosas, ela costuma ficar lotada por volta das 17hs, porque é exatamente o horário que saem coisas fresquinhas do forno como pães de pizza :D O nome da padaria é Santa Terezinha. https://goo.gl/maps/Gbaa2fadKb32  

Bom espero ter despertado a curiosidade e principalmente fugido do óbvio. Dá para achar muitas outras informações legais sobre a cidade no Google, mas adoro dar essa visão menos turística.

Deixei algum lugar bom e desconhecido de fora? Vocês conhecem outro paraíso escondido em alguma cidade? Me contem! O próximo poste de viagens, ainda sobre o estado do Rio será sobre Angra e Paraty ;)

                                         

Conheça o Brasil! Conheça Rio das Ostras.

sexta-feira, 2 de setembro de 2016


Resenha: Shea moisture

Os produtos que estou usando atualmente



      Primeiro, eu quero falar um pouco dessa marca, ela foi fundada em 1991, nos EUA, por refugiados liberianos (A Libéria fica na África para quem não sabe e foi fundada por escravos libertos), inspirada na avó deles que vendia manteiga de karité para tratar os cabelos afros em Serra Leoa em 1912. A essa a altura você já pode dizer sensacional, mas não para por aí. A marca faz parte de uma espécie de comércio comunitário (não estou sabendo traduzir isso) que divide melhor os lucros desde as pessoas que extraem as matérias primas (normalmente famílias) até as que vendem a marca. Segundo eles 10% das vendas SheaMoisture Comunidade Commerce ir para as empresas lideradas por mulheres, para apoiar as comunidades que fornecem os ingredientes para os nossos produtos, ou para apoiar a Tucker Fundação Sofi. Vou deixar o link que explica aqui: http://www.sheamoisture.com/OurCauses
       
       Como se não bastasse eles tentarem ser corretos da produção a venda em 2015 e 2016, Shea foi eleita a marca FAVORITA da Naturally Curly's . O link tá aqui : http://www.naturallycurly.com/curlreading/curl-products/the-most-popular-curly-hair-products-of-2016-hi/ Naturally curly foi um dos primeiros sites e blogs a dar importância aos cabelos cacheados, até é hoje é uma referência internacional de cabelos cacheados, enfim tem importância. 

      Eu já tinha ouvido falar mas nunca tinha tido a oportunidade de experimentar porque nunca achei para comprar aqui no Brasil (quem souber onde comprar por aqui deixa nos comentários). As youtubers americanas falam super bem e algumas brasileiras também, principalmente as de cabelos afros, mas a marca têm linhas para todos os tipo de cabelo.  Mas uma amiga que mora em NY veio para as Olimpíadas do RJ e trouxe para mim, devo dizer que estou apaixonada, só tive dinheiro para pedir pra ela trazer esses 4 produtos da foto. Mas se eu pudesse teria comprado muito mais. A Mari Morena fala da marca aqui :http://www.mariiimorena.com/2016/02/produtos-importados-que-valem-pena.html



A maioria dos produtos da marca vem com essa listinha linda aí da foto (esse da foto é co-wash), sem sulfatos, sem parabenos, sem cores sintéticas, não faz testes em animais (são vegans também quase certeza), sem parafinas, sem óleo mineral, sem outros componentes que fazem mal a saúde.

Essa lista é bem didática e ajuda na análise da fórmula, mas vou postar as fórmulas de um a um, depois.

Ou seja, liberadíssimos para as técnicas No poo (menos o shampoo) e Low poo.

E a fragrância não é artifcial. Todos esses produtos de coco tem mesmo o cheirinho natural do óleo de coco. 







1- CO-WASH COCONUT & HIBISCUS: Simplesmente o melhor  co-wash que eu já experimentei (ainda não tive oportunidade de usar o da Mari Morena), mas já usei os co-washs da Yamasterol, já usei o da deva, eleseve, stop queda e esse limpa mais, é mais hidratante e deixa um cheirinho que dura pelo menos 2 dias.  A marca diz que ele é nutritivo e indicado para cabelos danificados e secos, principalmente para quem está em transição. Tem que aplicar e massagear de 3 a 5 min da raiz as pontas. O único ponto negativo é que achei que renderá pouco. Alguém me manda toneladas de presente, pfvr?



Ingredientes: Deionized Water, Cocos Nucifera (Coconut)Oil*, Butyrospermum Parkii (Shea Butter)*, Magnifera Indica (Mango) Seed Butter*, Olea Europaea (Olive) Fruit Oil, Triticum Vulgare (Wheat) Germ Oil, Cetyl Esters, Kaolin Clay, Grapeseed Oil, Simmondsia Chinesis (Jojoba) Seed Oil, Behentrimonium Chloride (Conditioner), Hibiscus Sabdariffa Extract, Salix Alba (Willow) Bark Extract, Melia Azadirachta (Neem) Seed Oil, Cetyl Alcohol, Vegetable Protein, Hydroxyethyl Cellulose, Stearyl Alcohol, Aloe Barbadensis Leaf Juice, Tocopherol (Vitamin E), African Black Soap Extract (**leia sobre isso no final**), Sea Salt, Rosemary Extract, Caprylyl Glycol




2-Curl Enhancing Smoothie COCONUT & HIBISCUS: http://www.sheamoisture.com/Coconut-Hibiscus-Curl-Enhancing-Smoothie-_p_1260.html é um smoothie para finalizar o cabelo e a Mari Morena fez uma resenha bem melhor que a minha, olha aqui : http://www.mariiimorena.com/2014/04/resenha-do-curl-enhancing-smoothie-da.html  Ele promete definição e  maciez e realmente cumpre, deu mais definição do que eu estou acostumada, prometo postar uma foto aqui de como ficou meu cabelo depois de usar a linha toda.

INGREDIENTES: Deionized Water, Butyrospermum Parkii (Shea Butter)*, Cocos Nucifera (Coconut ) Oil*, Macadamia Ternifolia Seed Oil, Magnifera Indica (Mango) Seed Butter*, Persea Gratissima (Avacado) Oil, Vegetable Glycerin, Aloe Barbadensis Leaf Extract, Silk Protein, Ammonium Salt, Melia Azadiratcha (Neem) Seed Oil,Daucus Carota Sativa (Carrot) Seed oil, Sorbitol Esters, Panthenol (Pro-Vitamin B-5), Caprylyl Glycol, Essential Oil Blend, Lonicera Caprifolium (honeysuckle) Flower (and) Lonicera Japonica (Japanese Honeysuckle) Flower Extract, Tocopherol (Vitamin E), Hibiscus Flower Extract


3- COCONUT & HIBISCUS CURL & STYLE MILK: http://www.sheamoisture.com/Coconut-Hibiscus-Curl-Style-Milk-_p_1250.html Esse  produto dá brilho e definição e eu tenho usado todos os dias, principalmente nos day afters ou quando quero fazer tranças.  ele deixa menos definido que o smoothie mas mais cheiroso e para fazer penteados eu achei bem melhor. Ele promete ajudar a preservar a cor do cabelo e como acabei de fazer luzes é perfeito <3

INGREDIENTES: Deionized Water, Butyrospermum Parkii (Shea Butter)*, Cocos Nucifera (Coconut) Oil*, Sugar Starch, Silk Protein, Essential Oil Blend, Melia Azadirachta (Neem) Seed Oil, Caprylyl Glycol, Sorbitol Esters, Algae Extract, Hyssopus Officinalis Extract, Salvia Officinalis, (Sage) Leaf and Equistum Arvense Extract, Daucus Carota Sativa (Carrot) Seed Oil, Lonicera Caprifolium (Honeysuckle) Flower (and) Tocopherol (Vitamin E) Hibiscus Flower Extract

4- MANUKA HONEY & MAFURA OIL INTENSIVE HYDRATION MASQUE:  http://www.sheamoisture.com/Manuka-Honey-Mafura-Oil-Intensive-Hydration-Masque_p_1347.html Para quem segue um CC essa máscara entraria na etapa de nutrição, não senti meu cabelo derreter na aplicação como eu eu esperava, mass depois que o cabelo seco eu senti muitaa maciez. Este tratamento profundo condicionamento intenso infunde cabelo com uma dose poderosa de umidade e nutrientes. Óleos orgânica certificada Shea manteiga, mel, Mafura e Baobab são misturados com ricos em antioxidantes African Rock Fig para restaurar e manter a hidratação. Suaviza e fortifica folículos de cabelo sem frizz mais forte, mais saudável. Meu cabelo ficou com aspecto de super tratado, como se eu tivesse feito algo no salão. 
Se souber ler em inglês ou puder usar o tradutor leia a opinião das consumidoras na página deles. 

INGREDIENTES: Water (Aqua), Cetyl Alcohol, Cocos Nucifera (Coconut) Oil, Behentrimonium Methosulfate, Butyrospermum Parkii (Shea) Butter*, Glycerin (Vegetable), Stearyl Alcohol, Behentrimonium Chloride, Panthenol, Trichilia Emetica (Mafura) Seed Oil, Honey, Hydrolyzed Rice Protein, Fragrance (Essential Oil Blend), Adansonia Digitata (Baobab) Seed Oil, Cetrimonium Chloride, Persea Gratissma (Avocado) Oil, Ficus (Fig) Extract, Mangifera Indica (Mango) Seed Butter *, Tocopherol, Aloe Barbadensis Leaf Extract, Caprylhydroxamic Acid, Caprylyl Glycol, Butylene Glycol Butter *



(****) Um ingrediente que aparece em vários produtos da marca, como no Co-wash é o Extrato de Sabão Preto Africano. AÍ EU FIQUEI MUITO CURIOSA PARA SABER O QUE É E FUI PESQUISAR.
Existem várias variações da receita mas normalmente é um sabão feito de óleos com ervas medicinais:

As cascas, folhas e vagens do cacau também são utilizadas para dar a cor característica. A casca é colhida de forma a não prejudicar a árvore.

O óleo usado para fazer o sabão varia de região para região, e inclui óleo de palma, óleo de palmaste, manteiga de cacau e manteiga de karité. Qualquer combinação destes ingredientes é possível, e é determinado como base. Além disso, o cloreto de potássio, que é usado para fazer sabão preto africano, pode ser derivado a partir das cinzas de várias fontes vegetais, incluindo frutos do cacau, cascas de karité, folhas de bananeira e os subprodutos da produção de manteiga de karité.
O cloreto de potássio utilizado provém das cinzas de folhas de bananeira, resíduos de manteiga de karité e da casca de uma árvore local chamada Agow.
O processo de elaboração do sabão é altamente sofisticado e exige a agitação das mãos, por pelo menos um dia inteiro, e um estágio de maturação (cura), por duas semanas.
O sabão pode ser processado por fusão, em fogo direto, com uma pequena quantidade de água. Durante esta fase de fusão, a textura do sabão se torna mais suave e há uma mudança de cor para um marrom chocolate.



As mesmas mulheres que fazem sabão preto optam por usar apenas sabão preto em seus bebês, pois a pureza do sabão faz com que não resseque a pele. Na verdade, o sabão preto é geralmente o único sabão utilizado na maioria dos países do oeste Africano. É uma fonte natural de vitaminas A, e ferro, ajudando a fortalecer a pele e cabelo.
Por séculos, os ganenses e nigerianos têm usado sabão preto para ajudar a aliviar a oleosidade da pele, a psoríase, a acne, as manchas claras e vários outros problemas de pele. (ENTÃO É POR ISSO QUE ELE ESTÁ PRESENTE NO CO-WASH !!!) Hoje em dia ele já é vendido internacionalmente para tratamento de acne, eczema, caspa.

O oriente, principalmente no Marrocos, também tem uma outra versão desse sabão preto feito com óleo de oliva e pasta de azeitonas saponificadas.


GENTE é sério, eu amei obter esse conhecimento e tinha que passar isso adiante. Além disso estou amando usar a marca e prometo postar foto de como fica meu cabelo com ela, é que estou na segunda semana de uso ainda!


domingo, 28 de agosto de 2016


 Cabelo descolorido, luzes e processos químicos, como recuperar? {Em construção}


Eu tinha feito luzes em dezembro e resolvi tonalizar o cabelo para um dourado a uns 2 meses, mas como cabeleireiro nem sempre escuta, saí quase loira. Ele tonalizou sim, mas fez mais luzes, pelo menos eu gostei! Aí começou aquela saga: e agora como tratar, cuidar e recuperar os cachos? Para ajudar ainda tenho feito escova de vez em quando o que piora a situação do cabelo.


Vou contar aqui o que eu estou fazendo para recuperar o cabelo e postar fotos do antes e do depois. Como fazem apenas dois meses pretendo ir complementando o post aos poucos. No início os cachos não definiam nem no dia da lavagem, estavam opacos e ásperos... [REPAREM na diferença de tamanho cacheado x liso para vocês terem noção do fator encolhimento :O ]

 Esse é o antes e o depois da cor e textura!

Dá para ver que ficou mais opaco? Esse é um dos problemas que eu estou tentando resolver.

Se eu estou seguindo um CC Cronograma capilar? Mais ou menos, eu concordo um pouco com a opinião da Mari Morena sobre o CC, então é bom assistir o vídeo dela sobre isso: https://www.youtube.com/watch?v=Et8bxrF_Td0 O que eu estou fazendo é manter uma rotina de cuidados


1- O Vinagre têm várias utilidades, entre elas eu uso para selas as cutículas e fazer uma reconstrução ácida. O de maçã é  o melhor por conta do Ph. E me devolve um pouco de brilho.
2- Queratina líquida, porque apesar do que a Mari disse no vídeo, sinto que meu cabelo gosta e dá uma aparência melhor. Mesmo que seja temporário.
3- RMC da Amend é um "repositor de massa capilar" mas não pode ser usado sempre porque engrossa um pouco o cabelo. Mas é quase um milagre para cabelos emborrachados ou que precisem de queratina. (O meu não emborrachou). A marca promete : "Repôr 90% da massa perdida, reduzir 68% os danos causados pelo alisamento, aumentar a resistência e devolver a condição original da fibra capilar. "  agora uso a  cada 5 dias. 
4- Morte Súbita da Lola e Dream Cream também da Lola, eu uso como hidratação.
5 - Condicionador Elseve  óleo extraordinário porque sim preciso de um condicionador potente. E é liberado para No poo.

6-  Máscara MANUKA HONEY & MAFURA OIL INTENSIVE HYDRATION MASQUE da Shea Moisture (vou falar mais dela em outro post.) para quem segue o CC ela é uma nutrição. Para mim é maravilhosa.




  • Aditivos para adicionar as máscaras. Colágeno, queratina hidrolisada, ceramidas (dá emoliência ) e não está na foto porque acabou anteontem :/ proteína hidrolisada da seda. O que é hidrolisado penetra mais no cabelo. 
  •  O óleo de coco eu uso para fazer aquela linda e maravilhosa umectação. E as vezes para finalizar as pontinhas.

Eu lavo de dois em dois dias e sempre faço alguma coisa no dia que lavo, vou alternando as máscaras e a forma de usá-las sem repetir na mesma semana. O RMC só uso de 15 em 15 dias, mas quem está com o cabelo emborrachado precisando de um milagre pode começar com 1x na semana. O excesso de queratina pode quebrar o cabelo e é muito difícil achar algum produto no mercado  (brasileiro) que não contenham queratina ou proteínas. A queratina líquida da Niely eu passo deixo 10 minutos, depois coloco a máscara deixo mais 10 e enxáguo.

Quando sinto que meu cabelo está engrossando eu passo longe das máscaras que tenham muita queratina. Fico mais nas hidratações caseiras (como a de maisena, babosa que é maravilhosa), nas chamadas nutrições, umectações e na receitinha de glicerina com água que apenas repõe a umidade.

Então dicas:

  • Se acabou de descolorir ou alisar invista em produtos bons como eu sigo uma mistura das técnicas de No e Low poo sei exatamente como o meu cabelo está, pois não tem nada maquiando o real estado dele. 
  • De preferência para produtos com queratinas e proteínas hidrolisadas.
  • Lave o cabelo com água fria e sele de vez em quando com uma misturinha e uma colher de vinagre para um copo grande cheio de água (eu coloco umas gotinhas de oe essencial ou de creme pq detesto o cheiro).
  • Mantenha sempre a rotina de cuidados, compre cremes de utilização rápida. Os meus na maioria podem ser usados em 10 minutos, porque faço outras coisas da vida né?! rs
  • E quando fizer escova USE SEMPRE protetor térmico, seu cabelo já está frágil, não abusa dele.


 Nessas 2 fotos eu estou no segundo day after, (as luzes são diferentes/ dia e noite mas é o mesmo cabelo, juro). Acham que eu estou conseguindo recuperar? Eu estou gostando dos resultados. Vou contar com que estou lavando e finalizando o meu cabelo atualmente em um outro post fazendo a resenha da linha.

Para me despedir vou deixar um vídeo da minha juba balançando quando eu acabo de acordar.








quarta-feira, 29 de junho de 2016


Produtos Cosméticos para pessoas alérgicas : do cabelo as unhas

Alérgicos uni-vos! 


Quem é muito alérgico sabe o como é difícil encontrar produtos que não façam coçar ou coisa pior. E isso é difícil porque o que dá alergia em uma pessoa não dá em outra, então não há consenso. Vou falar dos produtos que uso (sou bem alérgica), posso assim ajudar alguém a pelo menos testar esses e quem sabe dar sorte. A maioria dos produtos que uso foram aconselhados pela minha dermatologista, mas ela mesmo disse: Testa e se der certo continua.

  • Corpo: se eu uso um sabonete qualquer, principalmente os perfumados e saio no sol já era. Fico inteira com o corpo coçando e pinicando. A dermatologista indicou comprar apenas sabonetes com muitos óleos na composição, aprendi também com o tempo que quanto mais natural o sabonete for melhor ou se for de bebê. A pele ressecada também coça então é bom hidratar. De sabonetes para o corpo já usei alguns de saponificação de óleos como os da Saboaria Sal da Terra e da Semente de Gaia, mas como esses sabonetes naturais feitos em cold process são muitos caros não dá para comprar sempre, agora uso sabonete Johnson's Baby Óleo de Amêndoas 80g ou o Baby Dove Hidratação enriquecida. O da Granado de glicerina uso na região íntima por conselho da ginecologista ;) (ela disse que esses sabonetes ditos "especiais" acabam tirando a  proteção local). Evito banhos muito quentes e exposições prolongadas ao sol, mantenho sempre a pele hidratada ou com creme ou com algum óleo como o de coco. (Mas em geral não tenho alergia a hidratantes comuns)

  • Nos braços eu uso o hidratante Nutraplus 20 com ureia. Pessoas com bolinhas ásperas no braço normalmente é indício de problemas respiratórios, principalmente asma como é meu caso. (A ureia não pode ser usada em mulheres grávidas ). Alguns médicos chamam esse problema de queratose pilar, essa dermatologista explica tudo aqui: http://www.denisesteiner.com.br/faqs/queratose_pilar.html Aliás ela diz que coceira e ressecamento da pele são mais frequentes em pessoas com asma, bronquite, rinite etc... Fica a dica para quem tem criança com problemas assim ;)


  • Rosto: No rosto além dessa sensibilidade alérgica eu tenho rosácea (vermelhidão e sensibilidade no rosto). Então substituo o sabonete em barra por um líquido mais delicado, não uso produtos que contenham álcool na composição e nem parabenos, porque eles me causam coceiras. Achar um protetor solar que não dê a sensação de queimar a pele também foi difícil depois de muito testar cheguei nesse da foto, mas não foi o único. Na foto a esquerda estão os sabonetes que já usei no rosto e a água micelar que uso para tirar a maquiagem e na foto a direita os cremes de tratamentos da rosácea e o protetor solar.
  


  • Cabelo: Alguns produtos que uso ou já usei estão no post anterior, mas vou colocar mais alguns exemplos aqui. No meu condicionador de co-wash eu dou preferência para fórmulas simples e com ativos mais naturais. Sem derivados de petróleo e sem origens animais. {Os condicionadores abaixo são liberados para No poo!}

  • Unhas: Eu só uso esmaltes antialérgicos/hipoalergênicos a anos, hoje em dia está cada vez mais fácil comprá-los, mas não era assim antigamente. Alguns componentes que causam alergia nas fórmulas já são proibidos em vários países, mas aqui no Brasil só agora as marcas estão começando a ter produtos livres deles. Entre esses componentes estão o tolueno, parabenos, DBP e o formaldeído. As marcas que uso e não me deram alergia foram: A nova linha da Risque, Impala de tampa prata, Revlon, os esmaltes da Granado, Argento e a francesa Mavala. Tem um novo da Avon Pro 4 free (Vem dizendo na revista com um * que é livre desses componentes). Esses esmaltes das fotos e os fortalecedores são os meus favoritos!!
  

 ---> Não precisa ser uma pessoa alérgica para usar esses produtos ou se preocupar com isso, o excesso de uso de sabonetes agressivos ressecam e aumentam o envelhecimento da pele, o uso de de cosméticos com muitos componentes tóxicos, remédios e hormônios segundo pesquisas estão entre as causas do câncer. Nossa pele , couro cabeludo e unhas absorvem essas substâncias, quanto menos componentes alergênicos você utilizar melhor será para sua saúde. E evitar alergias, vai por mim é essencial.

E você? É muito alérgica? Com que cosméticos você deu sorte e por que? Tem algum problema de pele que exige cuidado especial ? 


sábado, 25 de junho de 2016

Viagens e dicas... Brasil a fora: Belém do Pará


Uma amiga me pediu para escrever sobre minhas viagens, conheço vários estados brasileiros, mas só saí do país duas vezes para o mesmo local. Como não daria para falar de vários locais de uma única vez, resolvi começar pelo que mais me surpreendeu:


Belém do Pará

Estive lá para um congresso e após o fim do congresso tomei a feliz decisão de manter a viagem por mais alguns dias e conhecer o lugar. Nesses dias de viagem estava sozinha e me surpreendi com duas coisas, a primeira é que eles se assustavam com o fato de ter uma mulher viajando sozinha e a segunda é a hospitalidade, não posso reclamar fui bem atendida em todos os lugares que fui e bem tratada por todos a quem pedi informações. 

- Hospedagem: Fiquei em uma pousada chamada Portas da Amazônia, uma casa colonial do 1839 reformada, linda. São poucos quartos, mas em um de casal tem até um piano no quarto, todos preservaram a arquitetura original, há um jardim lindo na área de convivência entre os quartos. O hotel situa-se no centro histórico, perto de tudo, dá para ir a pé até o mercado vero-peso e o píer caso você goste de caminhar. Na parte de baixo da pousada funciona uma pizzaria premiada que faz uma massa de receita própria e diferente, o café da manhã do hotel acontece de frente pra cozinha da pizzaria separados por um vidro.


- Culinária: A comida em Belém é maravilhosa (a não ser que você não goste de frutos do mar), deixe o seu preconceito com comidas diferentes de lado e prove os quitutes locais, como o tacacá e o pastel de tacacá. O açaí com peixe não agradou meu paladar, mas um peixe chamado filhote com crosta de castanha e um palmito a metro assado, roubaram meu coração. A cervejaria Amazon Beer que inclui nas cervejas frutos brasileiros fica no píer é uma ótima oportunidade para uma degustação. Fica também em Belém um dos melhores sorvetes que já experimentei (e sim estou comparando com os importados), da sorveteria Cairu, o sabor que me conquistou foi o carimbo que tem doce de cupuaçu misturado (atenção perigo de gastar todo seu dinheiro em sorvetes).

  



- O que fazer: é impressionante ver praias e ilhas de Rio. A chuva da tarde coroa tudo de forma maravilhosa, então lógico que a beleza natural vai trazer passeios de barco e mais viagens, como a  ida até Marajós. Mas a riqueza cultural vai desde museus até mercados que valem a pena.

             


- Temperatura: Essa é a parte ruim, Belém é quente e muito. Um taxista me disse que eles só diferenciam inverno do verão pelo regularidade e horários das chuvas. É um calor louco e úmido, você se sente inchado e gordo, mas quando voltar para casa vai caber nas roupas do armário e estar feliz com a viagem. Chove todos os dias. 

Eu evitei dar uma de turista e ficar só andando de táxi, peguei ônibus, fui até a rodoviária local e visitei ilhas, fiz amizades, acho que isso fez o sucesso da minha viagem!



Conheça o Brasil! Conheça Belém.


quinta-feira, 23 de junho de 2016



Como cuidar do couro cabeludo e ainda acelerar o crescimento?




Esse post vai ser sobre como acelerar o crescimento do cabelo, evitar a queda e de quebra ainda ajudar a tratar a dermatite seborreica, massinha no couro e a caspa. Por que eu juntei os dois assuntos? Simples, muitos tônicos que ajudam para um ajudam para o outro. Então quis falar de tudo ao mesmo tempo. Mas não é preciso ter um problema para tratar e cuidar do couro cabeludo, certo?

PROBLEMAS DO COURO :  Entre os problemas estão a caspa, dermatites ( são de vários tipos ), alergias e queda. O melhor é sempre consultar um médico para acompanhar o caso.
CRESCIMENTO : Primeira coisa a saber sobre o crescimento é que o cabelo tem um ciclo, ele nasce, cresce e cai, mas se o couro cabeludo não estiver saudável ele cairá antes de atingir seu tamanho máximo. Cada cabelo tem um comprimento máximo que pode atingir antes de cair, ele não vai crescer mais que isso, então não existe mágica. O que pode ser feito é tratar o couro cabeludo para que ele cresça dentro desse limite máximo, não caia antes da hora e ainda cresça saudável para não quebrar.

Coisas que aceleram o crescimento e ajudam a combater as doenças do couro cabeludo*:
  • Lavar com chás que estimulam o crescimento como o de alecrim bem forte, eu ainda colocava duas gotas de limão e cravo (É bom testar para não dar alergia e cuidado com o sol). Esses chás são bem adstringentes e além de estimular podem ajudar a normalizar a produção de sebo. São também anti-fungicidas o que significa que vai ajudar nas dermatites.
  • Usar óleo essencial de melaleuca no co-wash, na umectacao, no chá etc. (http://www.clubedocabeloecia.com.br/2013/08/o-poder-do-oleo-de-melaleuca-tea-tree.html)  Esse óleo é antifungicida e vai ajudar a tratar caspa e a dermatite. Um couro saudável também acelerará o crescimento!
  • Fazer umectacao com óleo de coco ou rícino e gotas de oes essenciais. Na umectação é muito importante massagear o couro, isso ativa a circulação e faz com que o óleo penetre ( Esse blog ensina o método indiano: http://cafecomchai.blogspot.com.br/2013/03/a-verdadeira-umectacao-capilar-banho-de.html) Existe um jeito correto de tirar a umectação e isso se chama UCPE, não vai deixar o cabelo oleoso. Há muitos relatos na internet sobre como as umectações acabaram com as caspas. E massagear assim com certeza turbina o crescimento.
  • De vez quando, se aguentar o cheiro, fazer uma massagem no couro com água e um pouco de vinagre. (Um pouco só, tipo 1 colher para 1 copo). Isso ajudará na dermatite.
  • Não lavar mais a cabeça com água quente! É sério, nunca mais! Vai para o tanque se for preciso! 
  • Para o crescimento também existem complementos alimentares em formas de pílulas, mas são caros e uma boa alimentação também pode dar conta do recado. Aliás, preciso dizer que a maior responsável pelo crescimento do seu fio pode ser sua alimentação. 
  • Ter cuidado com alguns finalizadores muito oleosos e que contenham silicones perto da raiz. 
  • E finalmente o uso de tônicos. Existem vários tônicos que estimulam o crescimento e combatem as doenças do couro vou dar exemplos:


  1. Pilogênio custa uns R$30,00 em média. Ele existe desde a déc. De 60 se não me engano e ajuda com a queda, limpeza, vale muito a pena conhecer.
  2. Tônico Raunzel Lola custa uns R$50 em média, para o crescimento apenas.
  3. Tricofort Tônico Capilar Antiqueda, Antioleosidade e Anticaspa ou Tônico de alho (foto) R$8,00 em média.
  4. Tônico caseiro. Receita de Tônico/Co-wash refrescante:     


Chá de alecrim (quem não tiver o fresco, serve o tempero), cravo, 10 gts oe de melaleuca, 5 de oe de alecrim, limão e um pouco de condicionador liberado para co-wash (de preferência sem parabenos e sem muitos óleos, qt + simples a fórmula melhor). Se você faz No poo vai amar! Molha o cabelo e aplica esse tônico/co-wash no couro. Massageia bem e vigorosamente sem usar as unhas, deixe uns cinco minutinhos assim e enxágue.



[Fiz o chá de alecrim bem forte, coei e enquanto ainda estava quente coloquei os cravos. Deixei esfriar e adicionei os óleos essenciais, pinguei duas gotinhas de limão e adicionei um pouco do meu condicionador para co-wash. A ideia é que a misture fique aguada !! Guardei um pouco na geladeira e voi a là !! Se for usar como tônico apenas não adcione o condicionador nem o limão e massageie por uns 5 minutos. Depois lava normalmente pode alternar o chá de alecrim com outros chás e babosa. Todas essas coisas podem causar alergias e precisam ser testadas antes. ] Pode usar sem o co-wash, principalmente se você for alérgica.


  • Shampoos "bombas": nada mais são do que shampoos batizados com coisas que de alguma forma aceleram o crescimento ou porque esfoliam e limpam o couro ou porque ativam a circulação. Entre os mais famosos estão os de cebola, café e guaraná. 

INDICO ESSE VÍDEO SOBRE OS BENEFÍCIOS DA MASSAGEM: https://www.youtube.com/watch?v=PEKhoQXFzA4


Se seu problema for caspa ou dermatite*, provavelmente a dermatologista indicará o uso de um shampoo ou medicamento. O shampoo mais indicado por eles é o Doctar ou Klinse da Darrow , se esse for o caso repare que esses shampoos contém sulfatos que podem ressacar os fios. Converse com seu médico e se puder peça para ele trocar por opções sem sulfatos, como por exemplo o Nodé Ds+ Shampooing Bioderma e os shampoos da linha Dercos da Vichy Dercos Technique Anti-Pelliculaire Sensitive Shampooing Trataint (Liberado para Low poo). Aliás, muitas marcas europeias já possuem shampoos de tratamento par ao couro cabeludo sem sulfatos que não ressecam os fio. 

Existem outras técnicas na internet que são variações destas, como a inversão, a massagem está presente em todas. Respeite sempre os limites cíclicos do seu cabelo, evite a quebra e boa sorte. Lembrando que para a caspa também existem causas emocionais, então além desses macetes, eliminar o stress só vai fazer bem :D . E para o crescimento se o cabelo estiver quebrando vc vai achar que não está crescendo, então em outro post vou falar sobre como cuidar dos fios (já que aqui disse como cuidar do couro ;) ).



*Não deixe de procurar um dermatologista. Problemas no couro cabeludo ou queda podem ter origens em outras doenças ou em fungos, de maneira alguma esse post pode substituir a orientação médica.

terça-feira, 14 de junho de 2016

Transição Capilar: Como sair de um alisamento para o cabelo natural sem fazer um BC (grande corte)


Sobre No poo e Low poo, transição capilar e como sair de um alisamento para o cabelo natural sem fazer BC (cortar tudo):






Eu alisava meu cabelo, o que era muito útil e prático, usei ele liso por uns 5 anos. Mas quis voltar aos cachos e a transição estava bem difícil, foi quando descobri as técnicas de No poo e Low poo. Não vou fazer desse post uma explicação sobre as técnicas porque vejo muito disso na internet, mas rapidamente falando, nessas técnicas você exclui produtos que contenham substâncias específicas como os sulfatos, que ressecam o cabelo, e por conta da exclusão dessas substâncias você tem que excluir outras que só saem com esta e mascaram a real situação do seu cabelo. Além de ressecar menos o cabelo, a técnica é ecologicamente mais correta já que a quantidade de detergentes e outros aditivos químicos que despejamos nos rios e nos mares é gigante. 



Esse post é para explicar como passei pela transição da química para o natural, sem cortar. Porque a raiz vai enrolando e as pontas ainda estão lisas, então dá aquela diferença estranha no início. E a solução para a maioria é cortar, mas nem todo mundo gosta de cabelo curto e esse é meu caso. Vamos lá:

  • Saí de um alisamento definitivo com tioglicolato de amônia e passei a fazer essas progressivas mais fracas e temporárias só na raiz, que não alisava no primeiro ano. 
  • Depois parei qualquer química e quando a raiz começou a me incomodar eu fazia chapinha ou escova só na raiz, usando sempre um bom protetor térmico por uns 6 meses. E fazendo hidratações, reconstruções e umectações constantes. 
  • Quando essa raiz atingiu mais ou menos a altura da minha orelha eu comecei a usar técnicas de finalização. Com o No/Low poo meu cabelo ficou muito mais saudável e a parte alisada perdeu o aspecto espigado, o que facilitava o manuseio. Aí eu amassava bem ela, com creme e toalha de microfibra para ela "cachear" e usava grampos na raiz para esta cachear menos. Isso foi o suficiente para eu disfarçar a diferença entre as duas partes até o cabelo crescer mais . 
  • Com a ajuda do secador: com o cabelo bem molhado eu faço um coque bem apertado, usando um pente mais fininho na raiz, aí pego um secador e de longe seco essa raiz (sem escova) na direção que ela está presa. Quando a raiz está seca ou quase eu solto o resto que ainda estará molhado e amasso com creme. Assim fico com a raiz quase lisa e as pontas cacheadas. Quando estava em transição isso servia para disfarçar as diferenças ficava tudo meio ondulado.
    Existem vários vídeos de finalizações no youtube, mas no geral é tentar cachear com as mãos o máximo possível a parte lisa e diminuir a parte cacheada com grampos, secador, cremes, hidratações, penteados.
  • Penteados com o cabelo preso, com tranças, faixas, lenços ou coques eram a solução para os dias corridos. Tranças soltinhas misturadas com coque <3
  • Uma das coisas que mais facilitou esse processo foi o corte. Ter um corte não significa cortar ele curto, significa dar um formato. E o corte em camadas é perfeito para disfarçar imperfeições e a transição. Porque as camadas mais curtas vão ficando cada vez mais cacheadas e com menos partes alisadas disfarçando as de baixo mais longas, que são as que darão o comprimento que você quer,  que ainda serão lisas, mas cobertas de cachos pelas camadas de cima. Quando você piscar já terá cortado toda a parte alisada. Eu levei uns 3 ou 4 anos


 

Na primeira montagem são fotos do meu cabelo virgem, um 3A eu acho, já na segunda meu cabelo alisado e mais ou menos como fiquei com ele por 5 anos.

Na segunda e terceira montagem da para ver como o cabelo foi cacheando aos pouco e perceber que as pontas e a parte de baixo continuavam lisas. Eu usava o óleo de coco no day after para dar essa aparência de ondulado e disfarçar a raiz. O coque e as trancinhas eram dois penteados que disfarçavam minha raiz. Esse coque da última foto a direita é soltinho e bagunçado, não dá para ver mas as pontas eram lisas, usei muito para trabalhar. 

                   

Essa quinta montagem foi do final da transição e quando resolvi fazer luzes. E a última foto é exatamente como está meu cabelo agora. Está mais curto porque para fazer as luzes e manter a saúde dos fios eu não poderia ter mais um fio alisado. Acho que entre o liso completo e hoje foram uns 3 anos. Mas como eu não teria coragem de fazer o BC, valeu a pena todo o esforço. Durante todo esse tempo eu usei técnicas que acelerassem o crescimento do meu cabelo.

A finalização que eu usava no meu cabelo era uma adaptação dessa :https://www.youtube.com/watch?v=YjOEJmIv3qY Mas eu fazia mais rápido porque não tenho paciência e tempo para ficar fazendo isso tudo.

Entre os cortes que eu usava estavam os da Youtuber Camila Santana : https://www.youtube.com/watch?v=_9xarFn-M9w

E o sua transição capilar? Teve que fazer BC ou aguentou o processo sem corte?O próximo post será sobre como acelerar o crescimento capilar...

segunda-feira, 9 de maio de 2016

A verdade existe?

Sobre política, amor, relacionamentos, amizade, religiões e outras coisas da vida:

"A verdade não existe fora do poder e sem o poder (...) A verdade é deste mundo; ela é produzida nele graças a múltiplas coerções e nele produz efeitos regulamentados de poder" (FOUCAULT, Michel. Entrevista a Alexandre Fontana. In: Microfísica do Poder.Rio de Janeiro: Graal, 1979. p.12-13)
     


Se o que existe é algo de concreto, a partir do exato momento que você vê/escuta/toca/sente, você interpreta, modifica, re-significa de acordo com suas experiências e conhecimento, tornando aquilo que teoricamente seria "concreto" em algo diferente. Logo ele deixa de ser o que era.

Vou dar um exemplo: Supondo que existe um objeto na natureza. Quando você vê de acordo com o que sabe e o que já viu, este objeto poderá ser grande ou pequeno (depende de suas referências, se a maior coisa que você viu foi uma árvore de 3m ou um prédio de 30m), pode ser claro ou escuro, (o mais claro que você viu foi a luz regular do sol ou isso somado ao reflexo da neve?), pode ser macio ou duro (o mais macio que você já tocou foi um tecido ou a pele de um recém-nascido?), pode ser vermelho ou verde dependendo da sua visão. Tudo que você for apreender desse objeto vai depender do que você já conhece.

Então qual é a verdade sobre o objeto? Quem está certo? A verdade que admitimos em sociedade é a que é majoritariamente aceita. Ou seja, se a maioria disser e aceitar que o objeto é pequeno, escuro e duro e der a ele o nome de pedra, assim ele será. No entanto se daqui a algumas décadas a maioria entender que não é mais assim, ele não será assim. Porque até a verdade aceita é temporal. Crianças casavam e tinham filhos aos 12 e isso era uma verdade socialmente aceitável a apenas alguns anos.

Percebem que então não existe verdade? Para entendermos algo, produzimos ele em nossa mente. Se produzimos, introduzimos interpretação. Isso porque o exemplo foi simples, verdade relacionada a um objeto aparentemente simples. Imaginem como isso se dá a algo complexo. As pessoas, sentimentos, tempo e espaço. A coisas que por si só estão em constante mutação. Não existe alguém que seja completamente mal, até porque o que consideramos como mal é apenas o que foi socialmente aceito no nosso tempo como maldade. E isso serve para bondade, beleza, amor, casamento, família e qualquer outro conceito que você possa pensar.

Ok, mas então para que estudamos? A humanidade busca sempre se aproximar do que seria essa “verdade”. Quanto mais entendemos do mundo, mais sentimos que enxergamos o real. E quanto mais entendemos o mundo melhor convivemos com ele. Geramos formas mais confortáveis ou evoluídas de lidar com os problemas, ou pelo menos assim deveria ser. Se essa não é a verdade, mas ninguém sabe qual é, nos resta chegar a um consenso e conviver com isso. Por isso criamos regras e leis, para que possamos conviver em sociedade. Mesmo que cada um possa ter uma verdade, aceitou viver em sociedade e portanto viver dentro dos conceitos e padrões criados nela.

Mas isso quer dizer que não devemos lutar para mudar os padrões e lutar pelo que consideramos mais justo? Pelo contrário. Sabendo que não existe verdade única e que elas são atemporais cabe exatamente a você lutar para o que você acredita como justo mude os padrões e verdades aceitos até então. Respeitando a existência das outras verdades. E se puder usar da ciência e estudos para tal, ainda melhor, pois é através delas que tentamos nos aproximar do mundo.

Exemplo: A terra gira em torno do sol, a ciência nos ajudou a compreender e a provar que sim. É uma verdade aceita. Antigamente a verdade era que o sol girava em torno de nós e tinham uma ciência para tal. Hoje avançamos e estamos mais próximos do que realmente acontece. No entanto daqui a uns anos podemos ver que giramos, mas que também somos girados com outra galáxia. A verdade neste caso é infinita e nosso conhecimento finito. 

A busca pelo conhecimento e pelo aprendizado deve ser então constante, sempre entendendo que o que o outro acredita depende das experiências vividas por ele. E entendendo que as crenças sempre serão ultrapassadas e superadas conforme avançamos com o conhecimento e com a  ciência, que estarão sempre passos atrás da evolução natural do mundo e da vida nele.


Vou continuar a discutir a verdade em outros momentos... Permita-se estar em constante evolução e ter  amente aberta para aceitar as novas verdades.