terça-feira, 14 de junho de 2016

Transição Capilar: Como sair de um alisamento para o cabelo natural sem fazer um BC (grande corte)


Sobre No poo e Low poo, transição capilar e como sair de um alisamento para o cabelo natural sem fazer BC (cortar tudo):






Eu alisava meu cabelo, o que era muito útil e prático, usei ele liso por uns 5 anos. Mas quis voltar aos cachos e a transição estava bem difícil, foi quando descobri as técnicas de No poo e Low poo. Não vou fazer desse post uma explicação sobre as técnicas porque vejo muito disso na internet, mas rapidamente falando, nessas técnicas você exclui produtos que contenham substâncias específicas como os sulfatos, que ressecam o cabelo, e por conta da exclusão dessas substâncias você tem que excluir outras que só saem com esta e mascaram a real situação do seu cabelo. Além de ressecar menos o cabelo, a técnica é ecologicamente mais correta já que a quantidade de detergentes e outros aditivos químicos que despejamos nos rios e nos mares é gigante. 



Esse post é para explicar como passei pela transição da química para o natural, sem cortar. Porque a raiz vai enrolando e as pontas ainda estão lisas, então dá aquela diferença estranha no início. E a solução para a maioria é cortar, mas nem todo mundo gosta de cabelo curto e esse é meu caso. Vamos lá:

  • Saí de um alisamento definitivo com tioglicolato de amônia e passei a fazer essas progressivas mais fracas e temporárias só na raiz, que não alisava no primeiro ano. 
  • Depois parei qualquer química e quando a raiz começou a me incomodar eu fazia chapinha ou escova só na raiz, usando sempre um bom protetor térmico por uns 6 meses. E fazendo hidratações, reconstruções e umectações constantes. 
  • Quando essa raiz atingiu mais ou menos a altura da minha orelha eu comecei a usar técnicas de finalização. Com o No/Low poo meu cabelo ficou muito mais saudável e a parte alisada perdeu o aspecto espigado, o que facilitava o manuseio. Aí eu amassava bem ela, com creme e toalha de microfibra para ela "cachear" e usava grampos na raiz para esta cachear menos. Isso foi o suficiente para eu disfarçar a diferença entre as duas partes até o cabelo crescer mais . 
  • Com a ajuda do secador: com o cabelo bem molhado eu faço um coque bem apertado, usando um pente mais fininho na raiz, aí pego um secador e de longe seco essa raiz (sem escova) na direção que ela está presa. Quando a raiz está seca ou quase eu solto o resto que ainda estará molhado e amasso com creme. Assim fico com a raiz quase lisa e as pontas cacheadas. Quando estava em transição isso servia para disfarçar as diferenças ficava tudo meio ondulado.
    Existem vários vídeos de finalizações no youtube, mas no geral é tentar cachear com as mãos o máximo possível a parte lisa e diminuir a parte cacheada com grampos, secador, cremes, hidratações, penteados.
  • Penteados com o cabelo preso, com tranças, faixas, lenços ou coques eram a solução para os dias corridos. Tranças soltinhas misturadas com coque <3
  • Uma das coisas que mais facilitou esse processo foi o corte. Ter um corte não significa cortar ele curto, significa dar um formato. E o corte em camadas é perfeito para disfarçar imperfeições e a transição. Porque as camadas mais curtas vão ficando cada vez mais cacheadas e com menos partes alisadas disfarçando as de baixo mais longas, que são as que darão o comprimento que você quer,  que ainda serão lisas, mas cobertas de cachos pelas camadas de cima. Quando você piscar já terá cortado toda a parte alisada. Eu levei uns 3 ou 4 anos


 

Na primeira montagem são fotos do meu cabelo virgem, um 3A eu acho, já na segunda meu cabelo alisado e mais ou menos como fiquei com ele por 5 anos.

Na segunda e terceira montagem da para ver como o cabelo foi cacheando aos pouco e perceber que as pontas e a parte de baixo continuavam lisas. Eu usava o óleo de coco no day after para dar essa aparência de ondulado e disfarçar a raiz. O coque e as trancinhas eram dois penteados que disfarçavam minha raiz. Esse coque da última foto a direita é soltinho e bagunçado, não dá para ver mas as pontas eram lisas, usei muito para trabalhar. 

                   

Essa quinta montagem foi do final da transição e quando resolvi fazer luzes. E a última foto é exatamente como está meu cabelo agora. Está mais curto porque para fazer as luzes e manter a saúde dos fios eu não poderia ter mais um fio alisado. Acho que entre o liso completo e hoje foram uns 3 anos. Mas como eu não teria coragem de fazer o BC, valeu a pena todo o esforço. Durante todo esse tempo eu usei técnicas que acelerassem o crescimento do meu cabelo.

A finalização que eu usava no meu cabelo era uma adaptação dessa :https://www.youtube.com/watch?v=YjOEJmIv3qY Mas eu fazia mais rápido porque não tenho paciência e tempo para ficar fazendo isso tudo.

Entre os cortes que eu usava estavam os da Youtuber Camila Santana : https://www.youtube.com/watch?v=_9xarFn-M9w

E o sua transição capilar? Teve que fazer BC ou aguentou o processo sem corte?O próximo post será sobre como acelerar o crescimento capilar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário