Viagens e dicas... Brasil a fora: Belém do Pará
Uma amiga me pediu para escrever sobre minhas viagens, conheço vários estados brasileiros, mas só saí do país duas vezes para o mesmo local. Como não daria para falar de vários locais de uma única vez, resolvi começar pelo que mais me surpreendeu:
Belém do Pará
Estive lá para um congresso e após o fim do congresso tomei a feliz decisão de manter a viagem por mais alguns dias e conhecer o lugar. Nesses dias de viagem estava sozinha e me surpreendi com duas coisas, a primeira é que eles se assustavam com o fato de ter uma mulher viajando sozinha e a segunda é a hospitalidade, não posso reclamar fui bem atendida em todos os lugares que fui e bem tratada por todos a quem pedi informações.
- Hospedagem: Fiquei em uma pousada chamada Portas da Amazônia, uma casa colonial do 1839 reformada, linda. São poucos quartos, mas em um de casal tem até um piano no quarto, todos preservaram a arquitetura original, há um jardim lindo na área de convivência entre os quartos. O hotel situa-se no centro histórico, perto de tudo, dá para ir a pé até o mercado vero-peso e o píer caso você goste de caminhar. Na parte de baixo da pousada funciona uma pizzaria premiada que faz uma massa de receita própria e diferente, o café da manhã do hotel acontece de frente pra cozinha da pizzaria separados por um vidro.
- Culinária: A comida em Belém é maravilhosa (a não ser que você não goste de frutos do mar), deixe o seu preconceito com comidas diferentes de lado e prove os quitutes locais, como o tacacá e o pastel de tacacá. O açaí com peixe não agradou meu paladar, mas um peixe chamado filhote com crosta de castanha e um palmito a metro assado, roubaram meu coração. A cervejaria Amazon Beer que inclui nas cervejas frutos brasileiros fica no píer é uma ótima oportunidade para uma degustação. Fica também em Belém um dos melhores sorvetes que já experimentei (e sim estou comparando com os importados), da sorveteria Cairu, o sabor que me conquistou foi o carimbo que tem doce de cupuaçu misturado (atenção perigo de gastar todo seu dinheiro em sorvetes).
- O que fazer: é impressionante ver praias e ilhas de Rio. A chuva da tarde coroa tudo de forma maravilhosa, então lógico que a beleza natural vai trazer passeios de barco e mais viagens, como a ida até Marajós. Mas a riqueza cultural vai desde museus até mercados que valem a pena.
- Temperatura: Essa é a parte ruim, Belém é quente e muito. Um taxista me disse que eles só diferenciam inverno do verão pelo regularidade e horários das chuvas. É um calor louco e úmido, você se sente inchado e gordo, mas quando voltar para casa vai caber nas roupas do armário e estar feliz com a viagem. Chove todos os dias.
Eu evitei dar uma de turista e ficar só andando de táxi, peguei ônibus, fui até a rodoviária local e visitei ilhas, fiz amizades, acho que isso fez o sucesso da minha viagem!
Conheça o Brasil! Conheça Belém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário